O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Recreio (21) 2420-5032 / 2437-6800 / 3546-5198    Copacabana (21) 2548-6104

Fratura Proximal do Úmero - 3 partes

Definição:

São fraturas bastante comuns, principalmente em pacientes idosos, devido a osteopenia. Podem apresentar como mecanismo de trauma queda sobre o membro superior estendido, ou um trauma lateral ao ombro. Ocorre tração superior e posterior do fragmento ósseo da grande tuberosidade pelos músculos supra espinhoso, infra-espinhoso e redondo menor, levando, quando não corretamente tratadas, a um quadro de impacto subacrômial e contra o rebordo posterior da glenóide.

Classificação:

Classificamos as fraturas da grande tuberosidade do úmero utilizando a classificação em 4 partes publicada pelo Prof. Charles Neer, em 1970.

Diagnóstico:

É feito pelo quadro clínico: dor, edema, sensibilidade dolorosa à palpação a nível do ombro e equimose que surge em 24 a 48 horas; e pelo estudo radiológico do ombro pela série Trauma: AP verdadeiro, perfil de escápula e axilar.

Quando existirem dúvidas quanto à posição do fragmento da grande tuberosidade, podemos utilizar a Tomografia Computadorizada. No atendimento inicial do paciente é fundamental um minucioso exame neurovascular da extremidade comprometida e atenção especial ao exame da região torácica.

Tratamento:

Quando não existe desvio do fragmento ósseo da grande tuberosidade, o tratamento consiste somente no uso de tipóia e o início precoce de exercícios. Quando existe desvio importante, realizamos o tratamento cirúrgico, para a prevenção do impacto subacrômial, e o bloqueio da abdução e da rotação externa.

O paciente é posicionado a 45° de elevação do tórax na mesa cirúrgica; utilizamos o acesso supero-anterior, com divulsão das fibras do deltóide por cerca de 4 cm, e fazemos a osteossíntese através de amarrias com fios inabsorvíveis (Ethibond 5) e sutura da lesão do manguito rotador, quase sempre localizada a nível do intervalo dos rotadores. O membro superior é mantido imobilizado em uma tipóia.

 

Subir